Seeding – técnica ou spam?

Publicado: 4 de outubro de 2009 em branding, Comunicação, Comunicação Social, Marketing, marketing 2.0, Propaganda, Publicidade, Seeding, Social Media, Web 2.0

A divulgação de empresas em mídias sociais tem crescido à medida que cresce a popularização dessas mídias. Esse trabalho, chamado de “seeding” (seria algo como semear informações de uma empresa diretamente em redes sociais) é visto por muitos como uma invasão ao ecossistema dessas redes, quase que um “corpo estranho” que quer entrar na rodinha e “sair bonito”.

Bom, existem diversas formas de se fazer isso e as agências buscam estabelecer suas metodologias. Enquanto isso, o debate sobre a legitimidade e eficácia desse tipo de ação continua e para permitr uma análise sobre o tema relacionei alguns posts interessantes:

  1. O debate no Braincast#9 sobre o tema;
  2. O post bem “ácido” do blog Contraditorium;
  3. Uma visão prática do MarketingTechblog (em inglês).

Há muita controvérsia, mas uma coisa é certa, se as empresas não querem ficar de fora desses canais vendo suas marcas sendo detonadas, podem entrar neles tentando participar das conversas com seus clientes/consumidores – reais e potenciais -, porém, sempre buscando o que eu chamo de “frequência certa”. Isso significa: se as pessoas esperam conteúdo, então que a empresa traga informação de valor; se o que o público espera – ou permite -, são promoções, então que a empresa crie condições especiais para aqueles que autorizam essa “invasão”, como as promoções direcionadas que o Submarino tem feito no Twitter. Enfim, ainda não há fórmulas prontas e todos os profissionais ligados à comunicação social devem ainda debater muito, mas e você, o que acha desse tema?

Abs,

Jair Tavares

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s