Antes da Social Media vem a Internet Social

Publicado: 3 de maio de 2008 em branding, Comunicação, Comunicação Social, Marketing, marketing 2.0, Propaganda, Publicidade, SEO, Social Media, Web 2.0
Tags:

Os dados do Nielsen/NetRating sempre nos mostram coisas interessantes sobre o comportamento dos brasileiros na internet. Somos um dos povos cujo uso da rede mais cresce no mundo; hoje passamos quase uma semana de trabalho conectados – 37 horas, cerca de 3 horas a mais do que a média mundial (dados de março 2008). 

Apesar de todas essas informações, o que mais me chamou a atenção no último relatório que li (de março deste ano – infos ao final do texto), foi a diferença entre “conectados” e a “estimativa de universo de pessoas conectadas”. Há mais de 22 milhões de brasileiros ligados à internet, mas o universo potencial de pessoas conectadas é de 34 milhões, ou seja, uma diferença de 56%. Essa diferença entre os “universos”, no mundo, é de 48%. Isso mostra com certeza que o nosso uso da internet é um dos mais “comunitários” que existe.

Deve existir uma série de motivos para isso, mas na minha opinião a melhor explicação para essa universalização da internet – que segue o caminho dos celulares -, está na acessibilidade somada à “quebra de barreiras sociais”. Quanto à acessibilidade, temos cada vez mais computadores baratos, lan houses, escolas e faculdades dispondo de mais e mais máquinas. Quanto à quebra de barreiras, o que ocorre é que na internet “todos somos iguais”, as riquezas aparentes são eminentemente sociais e não econômicas (número de amigos no Orkut, tamanho do network no LinkeIn, maior álbum no Flickr, etc.). Esses fatores podem explicar tanto o fenômeno do acesso à internet, quanto explicam também porque a “Social Media” tem se desenvolvido tanto por aqui, pois uma vez que as barreiras sociais que separam um contingente enorme de brasileiros das coisas de “1o mundo” (vício de colônia), não existem na rede, o que permite às pessoas viverem novas experiências, se relacionando com produtos e pessoas que talvez no mundo dos “bricks” jamais conseguissem.

   

 

Dados Brasil – março 2008 NetRatings  
Sessions/Visits Per Person 31
Domains Visited Per Person 57
PC Time Per Person 37:38:36 
Duration of a Web Page Viewed 00:00:43
Active Digital Media Universe 22,741,785
Current Digital Media Universe Estimate 34,053,102

 

 

 

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s