Sou fã de SACs / o800/ disk denúncia, enfim, qualquer canal de reclamação/atendimento. Por quê? Porque acredito na comunicação corporativa em 2 vias, e quem coloca telefone e e-mail para entrar em contato é porque quer falar, não? 

Você acha que não? Claro que existem empresas com 0800 “FAKE” cujo atendimento é burocrático (eu chamo de “URA dos mil toques”) e que nunca responde nada de forma assertiva e com bom senso. Mas também existem as empresas que se empenham, apesar de às vezes serem desorganizadas. Em ambos os casos, só há uma coisa que pode garantir o atendimento aos seus direitos: a insistência constante (meio cacófato, mas é isso mesmo).  Vejam alguns casos:

  • Eu reclamei do horário de pgto. de títulos de um grande banco por um ano e meio, depois de alguns meses – quando eu já tinha desistido -, recebo a ligação que o horário foi alterado graças a minha contribuição (e de outros clientes tbém.). Ganhei isenção de tarifas por 6 meses!
  • Reclamei de um acessório esportivo por e-mail (que repliquei num fórum da Orkut), e sou surpreendido com uma entrega com peças de reparo sobressalentes!
  • O banco que eu mais reclamava (outro) me enviou um vale “alfajores” no final do ano, mas não atendeu a minha reclamação, liguei dizendo-lhes que não queria mimos, queria solução. Ainda não solucionaram, mas ganhei outro vale alfajores (agora posso processá-los por tentar me engordar para não conseguir levantar o telefone e discar para o SAC😉.

Enfim, tenho uma larga coleção de exemplos, uns mais felizes – como os de cima -, mas outros sem desfecho algum, porém, continuo a exercer meus direitos de consumidor e você deve fazer o mesmo. Utilize os fóruns para poder reclamar, acesse a internet e veja quem está passando pela mesma situação, assim você poderá ajudar outros consumidores e eles te ajudarão. Organizados em rede – pelo uso dos SW Sociais -, poderemos forçar as empresas a prestarem um atendimento respeitoso, especialmente aquelas que representam mercados extremamente concentrados (e que por isso a qualidade é nivelada por baixo), como o mercado bancário e o de telefonia. 

Inclusive, falando de telefonia, meu próximo alvo é uma das maiores empresas de telefonia celular (não, não vou dizer que é a TIM), com o seu “web móvel”. Eles me venderam um modem GPRS “banda larga” (só que a banda deve ser anterior aos Beatles) que funciona igual à linha discada (ou um pouco pior). Já liguei uma centena de vezes e ao ser encaminhado para o responsável a ligação cai… Eles não perdem por esperar!

comentários
  1. mario soma disse:

    Boa Jair, com a social media o atendimento vai melhorar na marra, pois os fornecedores vao sentir na pele o poder da rede.

  2. Claudia disse:

    Putz, adoro reclamar. Ontem mesmo quebrei o pau, às 2h da matina, com o pessoal da Vivo pq eles deram uns pontos e disseram que eu podia trocar por um aparelho. Como felicidade de pobre dura pouco, fiquei sabendo (depois de 40 min na linha esperando) que não tinha nenhum aparelho na pontuação que eu tenho. Ou seja, uma porcaria! A única coisa que não temos em comum é que vc ganha brindes das empresas que reclama. Eu, no máximo, fico com as orelhas quentes de tanto que devem falar das minhas reclamações! Há três meses o Speedy de casa vem com o valor diferente do plano que pedi, não aguento mais!!!

Deixe uma resposta

