Virtual não existe, só existe realidade…

Publicado: 25 de novembro de 2007 em Blogs, branding, Comunicação, Comunicação Social, Inovação, Marketing, marketing 2.0, Propaganda, Publicidade, SEO, SMO, Social Media, Web 2.0

Estou cada vez mais me aprofundando no estudo dos fenômenos de “reorganização social” que a web 2.0 permite. Isso envolve analisar aspectos sociológicos e psicológicos, muito de Freud,  Jung, Bobbio entre outros. Na verdade, minha preocupação está em entender a essência do que ocorre, entendendo-a, com certeza será bem mais simples trabalhar com  Social Media.

O primeiro ponto, de uma série que levantarei, é uma reflexão sobre o que é real e o que é virtual.  Segundo o livro “Sociedade em Rede”, culturas consistem em processos de comunicação organizados – e muitas vezes únicos -, entre indivíduos. Essa comunicação, segundo o famoso escritor inglês Roland Barthes, é baseada na representação simbólica. Portanto, não há separação entre “realidade” e representação simbólica.  A realidade, como conhecemos, sempre foi e será uma representação simbólica, ou seja, existe pela forma como a percebemos, e cada um a percebe de uma maneira diferente. Nesse sentido, um novo sistema de comunicação organizado pela interação eletrônica não é necessariamente outro “plano da realidade”, é apenas mais realidade, assim como a sua TV, seu rádio, nossos carros.

Acho importante essa discussão, pois habitualmente muito se fala de “realidade virtual” e de “metaversos” (como o Second  Life) demonstrando-os como algo paralelo à realidade, como transgressões da realidade, enfim, como lugares meio “irreais”. Tendo em mente que eles são reais e influenciam nossa existência e a existência de empresas, entidades, governos, ideologias, etc., fica muito mais simples de incorporar os mecanismo de websocial ao nosso dia-a-dia profissional, vendo-os como são e claramente para que servem.

comentários
  1. […] escrevi em outro post, a realidade é puramente simbólica, por isso, não há diferença entre o “mundo […]

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s