nichos no mundo 2.0

Publicado: 13 de agosto de 2007 em anos 80, Comunicação, Marketing, Propaganda, Publicidade, Segmentação, Web 2.0

David Lewis e Darren Bridges – autores do livro “A Alma do Novo Consumidor” -,  descrevem que a segmentação de mercado como conhecemos – definida especialmente por padrões sociais, econômicos, culturais e etários (no Brasil, pelo critério ABA- Abipeme) -,  “morreu”.

Para os autores,  as pessoas se agrupam por “mindsets”, ou seja, gostos comuns, independentes de sua cultura ou capacidade de consumo.  Isso ocorre porque o mundo está mais “interligado”, há mais acessibilidade ao financiamento de bens e, principalmente, à informação, o que permite que sejam criados inúmeros grupos de adeptos, fãns, seguidores de diversos produtos, músicas, filmes, livros, pessoas que interagem entre si e acabam desenvolvendo padrões similares de consumo, ainda que sejam extremamente distantes em termos sócio-econômicos e culturais.

Bom…estou falando tudo isso, porque no último final de semana estive na festa dos anos 80 e vi in loco como uma comunidade se forma. Primeiro, esperava ver uma turma de mais de 30 (talvez 40), foi ao contrário, a garotada de 20 curtia adoidado “The Cure”, “The Mission”, “Culture Club”, “Duran Duran”, “Depeche Mode”. DJs? Outra surpresa, ao invés de algum antigo conhecido das baladas, encontrei duas mulheres, ambas com seus 25 anos no máximo. Além do ótimo gosto para a seleção, ambas cantavam todas as músicas e, durante os intervalos, negociavam  raridades e falavam das “curiosidades da época” com os presentes.

É, sem dúvida os tempos mudaram e a tendência é que esses nichos só se ampliem, turbinados por sites sociais como orkut, grupos de discussão e fóruns online (que discutem até os enigmas por detrás de filmes como os da saga “Star Wars”). Nesse ambiente,  nós, profissionais de marketing, devemos ficar atentos a esses grupos e tentar entendê-los – senão surpreende-los -, pois são um fenômeno irreversível desses tempos “2.0”.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s