Web 2.0…dados alarmantes!!!!

Publicado: 8 de junho de 2007 em Comunicação, Inovação, Marketing, Web 2.0

Web 2.0…dados alarmantes!!!!

Será mesmo?!

Um estudo recente – divulgado no dia 08.05 pela revista CRN – apontou que poucas pessoas nos EUA estão “dando bola” para a web 2.0.

Segundo a ONG Pew Internet & American Life Project, responsável pelo estudo, apenas 8% dos internautas se beneficiam da variedade de comunicações disponibilizadas pela tecnologia; são os chamados “omnivores” – participam de blogs, compartilhamento de conteúdo on-line e remixagem. Outro grupo, os “connectors”, se utilizam das funções de dados e navegação web via celular, mas representam apenas 7%  da amostra. Paralelo a esses, existem os que consideram a tecnologia “invasiva”. Divididos em 2 grupos que representam quase 18% dos entrevistados, os “lacklusters veterans” e os “connected but hassled”…

…acham que há uma ”enxurrada” de informações e que a conectividade é “invasiva”. Além de tudo isso, 49% dos adultos norte-americanos não acredita no potencial das novas tecnologias.

Bom, na nossa visão, a ferramenta não supera a forma e o planejamento de quem a usa, ao contrário. Então, é natural que muita gente se mostre reticente, até porque não entende o quê de fato está ocorrendo…

…e o que ocorre é que a comunicação e troca de informações passam a ser “gerenciadas” única e exclusivamente pelo “receptor” da informação. Ora, aí reina a “preguiça” de pensar mais, de utilizar melhor aquilo que lhe é apresentado, de fazer novas deduções sobre um assunto, de ter o trabalho de compartilhar seu ponto de vista uma “base” que fará ainda mais contribuições…Nossa, muito trabalho!!

O ser humano é preguiçoso por natureza, e a troca de paradigmas nos “cansa”, especialmente neste mundo dinâmico no qual vivemos!

Bom, como disse Henry Ford a um reporter quando este lhe perguntou por que ele havia lançado o carro sem fazer uma pesquisa de mercado: “porque as pessoas diriam que querem cavalos mais rápidos…” Não desqualifico a pesquisa, mas com certeza, o que retrataram foi o “óbvio”.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s