Motivação tem que ter coração!

Publicado: 24 de março de 2010 em Comunicação, Comunicação Social, Marketing, Social Media, Uncategorized, Web 2.0
Tags:,

Qual é a receita para uma campanha de motivação? As palavras que me vêm à mente são simplicidade, coração e entusiasmo.

Durante minha carreira, vi muitos gestores e marketeiros pensarem em milhares de ações para motivarem seus times, muitas vezes complexas e de difícil envolvimento, coisas que demoram para serem entendidas antes de levarem as pessoas a se entusiasmarem.

No sentido oposto, a enquete abaixo exemplifica o final de uma ação cuja simplicidade, o coração e o entusiasmo foram a chave para engajar e motivar um time.

Começou assim, acordei mais cedo numa quarta-feira, passei no mercado e comprei vários doces, entre eles o “prêmio”, um “Kisses”grande. Cheguei na agência, coloquei o super prêmio em destaque com uma mensagem em cima da caixa, entrei no twitter e falei qual era o prêmio, pedindo que cada um enviasse uma frase dizendo porque “#eumerecoisso” para o perfil da agência (@polvora). Depois disso, fui nas salas de todos dizendo que os nossos “docinhos” estavam recarregados; as pessoas começaram a passar para se abastecer de guloseimas e acabavam vendo o “prêmio”, curiosos perguntavam o que era aquilo e eu, provocador, dizia “veja no twitter”. Em questão de 30 minutos a brincadeira envolveu todos e foi esquentando ao longo do dia, com mais de 60 tuitadas (isso num grupo de cerca de 15 pessoas).

No final da tarde, escolhemos algumas frases, coloquei-as na enquete abaixo e passei o link para a galera votar. Nesse ponto, e a brincadeira virou uma disputa, com todos pedindo para os amigos entraram e votarem (em um dia, este blog teve mais acessos que no mês inteiro). Nossa super-estagiária, Ariane, ganhou o “prêmio” e o balanço do dia foi uma equipe leve e animada brincando entre si enquanto entregavam rigorosamente todos os Jobs programados para aquele dia.

Quando seu time estiver precisando de um break; quando você sentir que eles precisam de uma injeção de ânimo, pense de forma simples, coloque o coração na ação e aja com entusiasmo. Assim, um simples doce pode virar um prêmio incrível e criar uma motivação que nem mesmo 10 grandes palestrantes sobre o assunto conseguiriam obter do seu time.

Abs,

Jair Tavares

About these ads
comentários
  1. lovemaltine disse:

    ARIANE PRAS CABEÇAS!

  2. msoma disse:

    Parabéns pela iniciativa. Coisas que a gente pensa e faz é que movem o mundo!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s