O mundo do Trackback

Publicado: 20 de fevereiro de 2008 em Blogs, Marketing, marketing 2.0, SEO, SMO, tagging, Track back, Trackback, Web 2.0

Palavrinha simples, mas de suma importância para o mktg 2.0. O trackback funciona como uma excelente ferramenta para aumentar a visibilidade de um blog, site, etc., mas deve ser usado com cuidado, e de forma legítima.

Trackback é uma forma de se fazer referência a um conteúdo/informação de determinado canal on-line que seja interessante para complementar ou exemplificar o conteúdo do seu canal (blog/site/etc.), sem que você precise copiar trechos ou textos inteiros.  Funciona assim: você está navegando na internet e acha um  post interessante em um blog e pensa em citá-lo em um post no seu blog/website. Ao invés de você copiar um trecho do texto, você pode copiar a URL do post (cada título de um post gera uma URL específica) e criar um link em determinada parte do texto relacionada ao conteúdo do post que você queira fazer referência. Pronto, está feito o trackback. Esse processo pode potencializar a visitação porque ao fazer o link para determinado post o dono do canal recebe um “alerta” que você fez o link, com isso, ele pode visitar o seu blog/website e também  fazer  referências com links apontando para o seu conteúdo.

O processo é simples, mas – como falei – deve ser legítimo, pois o tráfego que interessa é aquele gerado por conteúdos de valor, isso na blogosfera é imprescíndivel.

About these ads
Comentários
  1. disse:

    E eu que só agora entendi o que é “pingback”, recurso igual ao trackback. Aliás, nem esse termo eu sabia que existia. Esses novatos blogueiros como eu, haja paciência para ensiná-los. ;)

  2. mario soma disse:

    Faltou um trackback para o seu post Social Media Year. Foi onde começou a sua era da web “lascada”. Abs.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s